Unfold the Evangel before your eyes!

Are you lost?
Are you worn out?
Are you overwhelmed?
Are you rational?

Only rational, non-dogmatic persons can understand and accept this message. Give yourself a try. Nothing will be like before, I promise!

quinta-feira, junho 21, 2007

Jogo Perigoso

Allan Ribeiro


A Globo tem sido cada vez mais explícita em sua divulgação de práticas claramente condenadas pela Bíblia. Suas novelas mostram casais homossexuais, travestis, prostituição, práticas de ocultismo, magia e espiritismo. Além disso, por toda a programação, a ordem é atacar os valores cristãos. O casamento monogâmico é contestado, a prática do aborto, defendida.

A idéia é inverter tudo e chamar de "certo" o que a Bíblia condena, e rotular de atrasado o que a Palavra de Deus defende. A qualquer hora "especialistas" são convocados para dar a sua opinião, que impreterivelmente vai contra o que os cristãos acreditam. Pior, esses defensores da liberdade de expressão ficam horrorizados diante de opiniões contrárias às suas. E nem adianta tentar apontar a contradição: eles já se arvoraram de donos da verdade e alguém pode acabar até sendo preso por ser "politicamente incorreto".

As novelas das oito, por exemplo, têm investido há mais de dez anos na lenta introdução do tema do homossexualismo no horário nobre. No início a reação do público obrigou a emissora a repensar sua estratégia e eles tiveram que diminuir o ritmo. As últimas 5 novelas do horário têm apresentado casais de gays em situações cada vez mais "normais", até mesmo adotando crianças. Esses casais geralmente são de classe média e não enfrentam conflitos por causa de sua opção sexual, passando a idéia de que as pessoas saudáveis e inteligentes são aquelas que encaram sem problemas uma prática que é claramente contrária ao que diz a Bíblia.

A novela das sete, geralmente reservada à comédia, geralmente traz homens travestidos de mulher. Mas esse não é o único problema. O sexo fora do casamento é liberado e estimulado. O lado cômico disfarça o conflito com os valores cristãos e faz com que os telespectadores não pensem muito a respeito. O riso faz com que as práticas pareçam quase inofensivas.

Já no folhetim das seis horas o enfoque é o misticismo, o espiritismo e a magia. Todas essas são práticas também condenadas pela Palavra de Deus. Mesmo assim esses temas estão presentes ali e em outros programas da emissora como Linha Direta, filmes e documentários.

No Fantástico, telejornais e até no programa de Ana Maria Braga, Mais Você, a idéia é combater "preconceitos" e uma mentalidade "atrasada". A palavra de ordem é "tolerância". Todos somos convidados a sermos mais tolerantes e abertos para o modo de viver dos outros. No entanto eles sutilmente demonstram uma enorme intolerância com o modo de vida dos cristãos. Quem não pensa como eles precisa "mudar de atitude".

Acontece que a tolerância não é o valor mais importante e não pode ser visto de forma absoluta. Há outros valores que precisam ser encarados como prioritários, como o respeito a Deus e o amor ao próximo, não necessariamente às suas práticas. O Povo de Deus precisa estar atento ao que acontece no mundo e às formas sutis de manipulação a que somos expostos todos os dias. Só assim poderemos manter o nosso coração puro e os pés no caminho reto.

Se quiser saber mais, veja trechos de uma entrevista reveladora com Sílvio de Abreu, autor de novelas da Globo à revista Veja de 21 de junho de 2006, em www.equipandosantos.blogspot.com, edição n° 12.

Dois pesos...

Allan Ribeiro


A visita recente do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, ao Brasil gerou na imprensa brasileira várias críticas. Mas como o motivo, a expansão do uso do etanol nos postos americanos, da visita serviu ao Brasil, a enxurrada de reclamações foi por uma razão bem mais banal: os problemas que a estada de Bush em São Paulo causou no trânsito. Um colunista chegou mesmo a se queixar do fato do presidente americano não ter pousado em Brasília e do presidente Lula ter-se deslocado para encontrar-se com ele.

No entanto, a visita do papa Bento XVI ao Brasil em maio, causou os mesmos problemas no trânsito, se não piores, e ele tampouco voou até a capital do nosso país. Mas, vejam só, na imprensa nada do mau humor dedicado ao outro visitante. Veja abaixo um quadro comparativo das duas visitas.


Bush

Bento XVI

Duração da visita

1 dia

5 dias

Foi até Brasília?

Não

Não

Causou transtornos no trânsito?

Sim

Sim

É chefe de Estado de um país importante para o Brasil?

Sim

Sim

Seu país tem um comércio forte com o Brasil?

Sim

Não