Unfold the Evangel before your eyes!

Are you lost?
Are you worn out?
Are you overwhelmed?
Are you rational?

Only rational, non-dogmatic persons can understand and accept this message. Give yourself a try. Nothing will be like before, I promise!

sábado, setembro 09, 2006

As Doutrinas dos Batistas

por Glendon grober

A doutrina fundamental dos batistas é da autoridade das Escrituras. O único credo das igrejas batistas é o Novo Testamento. Há interpretações dele que são distintivaas dos batistas. Mesmo entre essas pode haver alguma diferença de batista para batista:
1. Cristo é o Senhor da Igreja e dos crentes. O objetivo de toda a atividade é glorificar o nome de Jesus. Ele é o Senhor pessoal e a cabeça da Igreja.

2. A autoridade suficiente das Escrituras. A Bíblia é a única autoridade acima de qualquer outra. A regra de fé das igrejas batistas é o Novo Testamento. Os batistas crêem na inspiração da Bíblia toda, mas reconhecem que a orientação da Igreja está no Novo Testamento.

3. O batismo é a imersão de um crente como ato de obediência. Não são únicos nesta crença, mas bem firmes na posição.

4. A liberdade religiosa. Os batistas crêem no princípio de separação entre a Igreja e o Estado. São contra uma igreja estatal ou ligada ao governo. Crêem, dentro deste princípio, na liberdade de consciência. O homem tem que procurar a Deus d livre vontade, porque quer; nunca pode ser forçado ou obrigado a crer. Deus mesmo não obriga o homem a comungar com Ele, muito menos deveria o homem impor sobre seu semelhante aquilo que Deus recusa fazer. O princípio de liberdade religiosa é o "troféu dos batistas".

5. A perseverança dos crentes. Crêem os batistas que a salvação é uma vez para sempre. Deus guarda o salvo pelo poder divino. Os crentes hão de perseverar na graça, não perdendo a salvação. É da antureza da fé salvadora se manter firme até o dia de Cristo.

6. A igreja é autônoma. Crêem os batistas na política congregacional. Nenhuma igreja está submissa à outra. Os batistas praticam a cooperação entre as igrejas em amor, nunca por constrangimento.

7. A salvação é pela fé em Jesus Cristo. Ele é o único caminho. Seu o único nome entre os homens que o homem pode invocar para ser salvo. Os batistas rejeitam, como meio de salvação a lei, a igreja, as ordenanças (sacramentos) e as obras. A salvação é um dom que Deus concede àquele que pessoalmente põe sua fé em Jesus Cristo.

Nenhum comentário: